Governo começa a liberar 2ª parcela do auxílio emergencial, mas segura saques em dinheiro
18 Mai
   | 
                      
epois de mais de duas semanas de atraso, o governo começa a pagar, nesta segunda-feira (18), a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, aprovado pelo Congresso Nacional para ajudar trabalhadores e trabalhadoras informais, autônomos e microempreendedores individuais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Mas, o governo de Jair Bolsonaro empurrou para sábado, dia 30 de maio, o início dos saques em dinheiro dos trabalhadores que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) tiveram contas digitais sociais abertas pela Caixa. Os primeiros a ter direito ao saque, daqui a uma semana, serão os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro. A ordem de nascimento seque até 13 de junho para os nascidos em dezembro. É claro que no dia 7 de junho (domingo) não há saques.
O governo garante, no entanto, que o dinheiro começa a ser depositado nas contas digitais a partir desta quarta-feira (20) e os trabalhadores poderão pagar contas e boletos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.
Calendário começa com pagamento de quem está no Bolsa Família
Os primeiros a receber a segunda parcela do auxilio emergencial, com direito de fazer saque, se quiser, serão os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Nesta terça-feira (19) será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. São 1,9 milhão de pessoas recebendo o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.
Contas digitais sociais
A partir da próxima quarta-feira (20), começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. No dia seguinte, o pagamento será para quem nasceu em março e abril, e assim por diante, saltando o domingo (24). Os trabalhadores e trabalhadoras deste grupo só poderão começar a sacar daqui a uma semana.
A desculpa para adiar os saques de quem tem conta digital, segundo portaria publicada pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União, é evitar filas nas agências bancárias. Mas, na semana passada reportagem da Folha de S Paulo mostrou que poderia faltar cédulas para as operações. Para tentar suprir a demanda, o Banco Central pediu a antecipação da produção de R$ 9 bilhões em cédulas e moedas até o fim de maio.
| 
				 Nascidos em:  | 
			
				 Dia de recebimento do benefício:  | 
		
| 
				 janeiro e fevereiro  | 
			
				 20 de maio  | 
		
| 
				 março e abril  | 
			
				 21 de maio  | 
		
| 
				 maio e junho  | 
			
				 22 de maio  | 
		
| 
				 julho e agosto  | 
			
				 23 de maio  | 
		
| 
				 setembro e outubro  | 
			
				 25 de maio  | 
		
| 
				 novembro e dezembro  | 
			
				 26 de maio  | 
		
	
	
| 
				 Último dígito do NIS:  | 
			
				 Data do crédito:  | 
		
| 
				 1  | 
			
				 18 de maio  | 
		
| 
				 2  | 
			
				 19 de maio  | 
		
| 
				 3  | 
			
				 20 de maio  | 
		
| 
				 4  | 
			
				 21 de maio  | 
		
| 
				 5  | 
			
				 22 de maio  | 
		
| 
				 6  | 
			
				 25 de maio  | 
		
| 
				 7  | 
			
				 26 de maio  | 
		
| 
				 8  | 
			
				 27 de maio  | 
		
| 
				 9  | 
			
				 28 de maio  | 
		
| 
				 0  | 
			
				 29 de maio  | 
		
	
	
| 
				 Nascidos em:  | 
			
				 Liberado em:  | 
		
| 
				 Janeiro  | 
			
				 30 de maio  | 
		
| 
				 Fevereiro  | 
			
				 1 de junho  | 
		
| 
				 Março  | 
			
				 2 de junho  | 
		
| 
				 abril  | 
			
				 3 de junho  | 
		
| 
				 maio  | 
			
				 4 de junho  | 
		
| 
				 junho  | 
			
				 5 de junho  | 
		
| 
				 julho  | 
			
				 6 de junho  | 
		
| 
				 agosto  | 
			
				 8 de junho  | 
		
| 
				 setembro  | 
			
				 9 de junho  | 
		
| 
				 outubro  | 
			
				 10 de junho  | 
		
| 
				 novembro  | 
			
				 12 de junho  | 
		
| 
				 dezembro  | 
			
				 13 de junho  | 
		
Fonte: CUT Brasil
