CNTV SE REÚNE COM ITAU E DENUNCIA A GP: SONEGAÇÃO E ACORDOS DESONESTOS
03 Out
|
Na última sexta-feira, 28, dirigentes da CNTV (José Boaventura/BA - Presidente, Claudio José/RJ - Secretario Geral, Adriano Linhares/RJ - Diretor, Amaro Pereira/SP - Diretor e Paulo Henrique/Sindicato Niterói/RJ), se reuniram em São Paulo com dirigentes nacionais do Banco Itaú (gerência de segurança e comercial) para relatar as irregularidades praticadas pela empresa GP – Guarda Patrimonial em prejuízo dos vigilantes da empresa que prestam serviço em agências do banco nos diversos Estados.
A falta de depósitos de FGTS e de recolhimento de INSS, com muitos vigilantes sem recolhimento destes créditos por até 4 anos, surpreendeu os representantes do banco.
O banco está rescindindo o contrato com a GP em vários Estados e a empresa vem chantageando os vigilantes para que aceitem um acordo ladrão, onde estes abrem mão de direitos e aceitam parcelamento da rescisão e do FGTS não depositado. Para tal fim a empresa utiliza um grupo de arbitragem sediado São Paulo que pratica as falcatruas traçado nas bases da GP.
Os sindicalistas alertaram o banco para as ações trabalhistas que também atingirão o banco caso a GP continue a lesar os trabalhadores.
No Rio, São Paulo e Bahia os Sindicatos já encaminham denúncias ao Ministério Público do Trabalho e outras ações legais visando a proteção dos vigilantes.
O banco, primeiramente afirmou que não há qualquer vinculação de aceitação de acordo com a GP para a continuidade do vigilante na outra empresa. Além disso, ficou de analisar as denúncias e chamar a empresa para prestar esclarecimentos e corrigir todas as irregularidades.
Novas reuniões estão previstas para os próximos dias.
Fonte: CNTV