Vigilantes realizam manifestação em Palmas cobrando aumento salarial; bancos podem não ter atendimento
08 Mar
O Sindicato dos Trabalhadores emVigilância do Estado do Tocantins – Sintivisto fez manifestação na manhã destaquarta-feira, 7, reivindicando aumento salarial para a categoria. Com faixas ecarro de som o sindicato organizou umamobilização na Avenida JK cobrando acordo feito no Ministério do Trabalho quenão estaria sendo cumprido.
Segundo informou o Sindicato, acategoria pretende continuar a mobilização durante todo o dia o que podeimpedir o funcionamento dos Bancos já que as instituições não podem abrir semvigilantes.
A lei federal 7.102/83 e a Portaria387/2006 da Polícia Federal são claras: sem a presença de vigilantes, os bancosficam impedidos de funcionar. São mais de 2 mil vigilantes em todoo Estado. O Sindicato, que é presidido por Diolindo Pinto da Cruz, representamaioria da categoria.
Veja o que diz a lei 7.102/83:
Art. 1º É vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei.
Art. 2º - O sistema de segurança referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes (...).