Por: CNTV | Confederação Nacional de Vigilantes & Prestadores de Serviços
Postado: 03/06/2026
CNTV se reúne com Ministro da Justiça para apresentar pautas prioritárias dos vigilantes
 

A CNTV reuniu-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Silva, para discutir temas de interesse dos trabalhadores da segurança privada e reforçar a necessidade de avanços para o setor.

Entre os principais assuntos tratados esteve a regulamentação do Estatuto da Segurança Privada. A CNTV destacou que a publicação do decreto regulamentador é fundamental para garantir a plena aplicação da lei, gerar empregos e fortalecer a atividade em todo o país.

A entidade também apresentou a Campanha Nacional Vigilantes Contra o Feminicídio, propondo uma parceria com o Ministério da Justiça para ampliar ações de conscientização sobre a violência contra a mulher nos cursos de formação, atualização e especialização dos vigilantes. O ministro demonstrou interesse na iniciativa e se comprometeu a aprofundar o debate com a Confederação.

Outro ponto defendido pela Confederação foi o fortalecimento do diálogo entre a segurança pública e a segurança privada, reconhecida pela legislação como atividade complementar à segurança pública.

A CNTV também reivindicou ações de valorização profissional, qualificação e proteção aos vigilantes, defendendo uma atuação conjunta entre o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e as entidades representativas da categoria.

Durante a reunião, o presidente da CNTV, José Boaventura Santos, ressaltou a importância da agilidade no atendimento das pautas dos vigilantes. O deputado federal Zé Neto (PT-BA) reforçou a necessidade de regulamentação do Estatuto da Segurança Privada, enquanto o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) destacou a importância da parceria entre o Ministério da Justiça e a segurança privada, parceria esta que já dura mais de quatro décadas.

Participaram do encontro pela CNTV: José Boaventura Santos; Paulo Quadros, Maura Alves Miranda, Florismar Vilarindo, Dr. Jonas Duarte e Jacqueline Barbosa. Também participaram o Deputado Federal Zé Neto (PT-BA) e o Deputado Distrital Chico Vigilante (PT-DF);

   

Fonte: CNTV