Cancelar
Acesso CNTV

Após intensa mobilização e resistência da categoria, vigilantes da Bahia saem vitoriosos da greve

08 Jun

Após intensa mobilização e resistência da categoria, vigilantes da Bahia saem vitoriosos da greve

Foram 11 rodadas de negociação. A última parte – contando os dias 1º, 6 e 7 de junho – teve duração de 10 horas. Todo o esforço e resistência valeram a pena, e garantiram aos vigilantes da Bahia um reajuste de 6% no salário, redução de 5% no desconto do tíquete alimentação, manutenção da jornada 12x36, pagamento dos dias parados e reconhecimento da legalidade e legitimidade da greve.

                “Cerca de 1.500 vigilantes, valorosos homens e mulheres de luta, resistentes guerreiros e heróis fizeram a luta aprovaram, com cerca de 98% de votos, diante do Ministério Público do Trabalho (MPT), o acordo e o retorno ao trabalho a partir de 7h desta quinta-feira (8). Do mesmo modo, no interior, tantos outros companheiros também lutaram e permanecem em vigília. Cada um merece nosso reconhecimento. É assim que se faz a luta”, comemorou o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e do Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes/BA), José Boaventura. “Vencemos a intransigência e o deboche patronal”, continuou.

                “Não foi o resultado dos nossos sonhos, mas na conjuntura de crise econômica e política, do desemprego, de reformas que atacam os trabalhadores a greve foi, acima de tudo, vitoriosa e heroica”, complementou o presidente do Sindmetropolitano e diretor da CTV, Geraldo Cruz.

                A categoria derrotou o deboche e a humilhação patronal, além da tentativa de escravidão. Vigilantes, mais velhos ou mais novos, da capital ou do interior, enfrentaram e venceram o medo, dando um exemplo de seu valor. Assim, fizeram uma das greves mais longas do setor privado na Bahia. Foram 15 dias que mexeram com a vida em todo o Estado. A categoria conquistou o respeito, a solidariedade e apoio em todas as classes sociais, de todos os setores da sociedade. Segundo sindicato dos donos de lojas, as vendas no comércio caíram cerca de 50% - reflexo direto da greve dos vigilantes.

                Mesmo sob forte ataque de patrões reacionários e seus bajuladores, as lideranças sindicais souberam traçar a melhor estratégia para a greve em cada posto, quer seja banco, INSS, museus, ou outros. Foram eleitas prioridades para apoiar a categoria e conduzir a luta com firmeza, ousadia, transparência, democracia e muito vigor. Dessa estratégia surgiu, como exemplo, o rolezão realizado nos shopping – atividade histórica e que reflete o engajamento da categoria.

“Não restará lugar para derrotistas, covardes, tampouco para traidores. Fizemos o melhor e somos vitoriosos. Voltamos aos nossos postos de trabalho com a cabeça erguida, moral alto, estima elevada e sentimento de dever cumprido. Não fugimos à luta, não nos omitimos ou nos acovardamos”, avaliou Boaventura.

Veja abaixo os principais pontos do acordo firmado no MPT:

 

•             Reajuste de 6% nos salários a partir de 1º de maio;

•             Manutenção da data-base em 1º de fevereiro e de todas as conquistas da CCT;

•             Manutenção intacta da jornada 12x36 (patrões recuaram da proposta de 8h- desmontamos o blefe);

•             Aplicação do índice de 6% no ticket, cesta, etc.;

•             Redução de 5% no desconto no ticket (de 20% para 15%);

•             Dias da greve sem desconto e eventual compensação se a escala permitir;

•             Reconhecimento da legalidade e legitimidade da greve, portanto sem retaliação ou qualquer punição.

Alguns itens da pauta ficaram agendados para negociação, como a operacionalização de atrasos na troca de turno, além de pautados ou registrados na agenda do MPT ou SRT, como a cota de mulheres. A tabela, bem como informações detalhadas, sairá após a assinatura da Convenção.

Fonte: CNTV com Sindvigilantes/BA

0 comentários para "Após intensa mobilização e resistência da categoria, vigilantes da Bahia saem vitoriosos da greve"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.