Cancelar
Acesso CNTV

Os bancos na Paraíba sofreram 105 ataques em 2016

25 Jan

Os bancos na Paraíba sofreram 105 ataques em 2016
Agência do Banco do Brasil, em Serra Branca-PB, na Região do Cariri - Seeb PB Agência do Banco do Brasil, em Serra Branca-PB, na Região do Cariri

As ocorrências diminuíram 20% em relação ao ano anterior, mas os cuidados com a segurança estão muito aquém do desejado - Na Paraíba foram registrados 105 crimes contra bancos, em 2016. Explosão foi a modalidade de crime mais praticada (64), representando 61% das ocorrências, e o Banco do Brasil foi o alvo preferido, sofrendo 42,86% das investidas criminosas. Em que pese a queda de 20,45% das ocorrências em relação ao ano anterior, os arrombamentos cresceram 15% e as tentativas de explosão, arrombamentos e assaltos subiram 63% em relação a 2015.

O mapa da violência contra bancos na Paraíba, em 2016 – com 64 explosões, 31 arrombamentos, 4 tentativas, 3 assaltos e 3 saidinhas de banco –,  mostra claramente que 80% das ocorrências continuam concentradas nas Mesorregiões da Mata Paraibana (43)  e Agreste Paraibano (41), seguidas do Sertão e  Borborema com 14 e 7 crimes, respectivamente.

Na Mesorregião da Mata foram cometidas todas as modalidades de crimes, sendo a maioria na Microrregião de João Pessoa, com predominância de arrombamentos. No Sertão e na Borborema as explosões lideraram, com 100% e 93% das ocorrências nas respectivas mesorregiões.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, que vai deixar a presidência da Entidade no final do mês, se os bancos cuidassem melhor da segurança e tivéssemos um aparato policial adequado ao combate aos crimes contra bancos, os trabalhadores do ramo financeiro trabalhariam sem estresse e sem sobressaltos.

“Temos uma legislação moderna, focada na prevenção da violência, que precisa ser posta em prática, mediante o apoio de um policiamento preparado e em quantidade adequada à demanda. Reforçamos nosso posicionamento do ano passado e vamos continuar buscando soluções para o problema da violência, especialmente no que diz respeito ao segmento bancário, levando essa discussão para um fórum mais amplo, que é a Câmara Municipal de João Pessoa, onde colocaremos o nosso mandato a serviço da categoria profissional”, concluiu Marcos Henriques.

.

Fonte: Seeb-PB

0 comentários para "Os bancos na Paraíba sofreram 105 ataques em 2016"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.