Cancelar
Acesso CNTV

Campanha salarial 2017 começa com embates entre Sindicatos e empresários

17 Jan

Campanha salarial 2017 começa com embates entre Sindicatos e empresários

Foi iniciada a Campanha Salarial 2017/2018. No último dia 13/01, cinco sindicato de vigilantes do Estado do Rio se reuniram com o Sindesp (sindicato patronal) para apresentar a pauta unificada com as reivindicações da categoria. No encontro, os empresários afirmaram que seria muito difícil atender o pedido de reajuste dos trabalhadores. Pela primeira vez, os empresários se propuseram de apresentar uma pauta para que os trabalhadores analisem. Os representantes do trabalhadores já avisaram que não aceitarão nenhuma proposta que contenha retirada ou parcelamento de direitos. Uma nova rodada está agendada para o dia 24/01. Após a reunião, os sindicato devem convocar assembleias para informar aos vigilantes a proposta apresentada pelo patronal e deliberar sobre ela.

 

Como forma de pressão, os patrões alegaram que no estado do Espírito Santo um sindicato havia fechado o acordo coletivo com o reajuste de apenas 3,4%. O mesmo discurso sobre crise nacional utilizado no ano passado voltou à mesa de negociação.

 

“Repudiamos o posicionamento dos patrões e comunicamos que não assinaríamos nenhuma convenção coletiva com reajuste abaixo da inflação. Em São Paulo já tem CCT assinada com reajuste de 7%” afirma Cláudio Vigilante, presidente do SVNIT. Cláudio lembra ainda que 2017 será um ano de dificuldades nas negociações salariais. “Estamos fazendo a nossa parte e os vigilantes precisam fazer a deles também. Esse ano a negociação será muito difícil em todo o Brasil. É importante que os vigilantes compareçam em todas as assembleias convocadas pelos seus Sindicatos para conhecerem as reais intenções dos empresários”, disse.

 

A participação nas assembleias é crucial para ampliar a força do sindicato para pressionar os patrões melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Quando não há a participação da categoria, uma minoria acaba decidindo pelo coletivo de trabalhadores.

 

Em Niterói e regiões, as decisões para o fechamento da próxima CCT serão tomadas pelos vigilantes presentes nas assembleias. “Somos transparentes e damos oportunidade para que todos vigilantes se manifestem, contra ou favoravelmente às propostas”, conclui Cláudio.

Os Sindicatos dos Vigilantes participantes da primeira rodada de negociações foram: SVNIT – Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região; Petrópolis e região; Duque de Caxias; Mesquita e Nilópolis e Itaguaí e Seropédica.

 

Plano de Saúde

 

Conforme previsto na CCT 2016/2017, as negociações desse ano também vão debater a implantação de um plano de saúde para o vigilante extensivo aos dependentes. Os representantes dos trabalhadores também já solicitaram a vigência da atual Convenção Coletiva até que a nova CCT seja assinada.

 

Canal de informações do Sindicato

 

 

Acompanhe todas as informações sobre a campanha salarial no programa Sintonia do Trabalhador pela rádio Stillus 105.5 FM de São Gonçalo e também pelo Facebook do Sindicato SVNIT ao vivo todas as quintas-feiras a partir das 14hs e também no site www.svnit.org

 

Fonte: Imprensa SVNIT

2 comentários para "Campanha salarial 2017 começa com embates entre Sindicatos e empresários"
  1. user
    03 de Abril de 2017 �s 19:23:37

    Eu sou sindicalizado e na maioria das reuniões que teve eu não ia, pois na minha cabeça eu indo ou não dava no mesmo,mais estava enganado.quando começo a reunião eu me perguntava o que esto fazendo aqui,e para completar estava chovendo muito, ha reunião começo e enquanto Claudio falava eu ficava cada vez mais impressionado,uma unica pessoa lutando para uma categoria melhor e o respeito que nos vigilantes merecemos,parabéns Claudio e toda equipe de diretores que tem esse comprometimento e carinho não só pela categoria mais para cada vigilante,você que e vigilante e é sindicalizado compareça nas reuniões pós você só tem a aprender e se atualizar,um abraço e fica com deus.

  2. user
    20 de Fevereiro de 2017 �s 12:18:30

    Ola. Aqui em Boa Vista nunca conseguimos nos sindicalizar. A Empresa na qual trabalho parcela nossos pagamentos. Alem de nao pagar direitos como a sumula 444. Nos de uma luz. Aguardo resposta.

Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.