Cancelar
Acesso CNTV

UNI Global Union celebra compromisso da luta por dignidade e vida

20 Dez

UNI Global Union celebra compromisso da luta por dignidade e vida
Dirigentes presentes na Conferência UNI Americas

A CNTV esteve presente na jornada de debates da Conferência da UNI Americas, um braço da UNI Global Union, Sindicato global, que representa diversas categorias. O encontro foi realizado do dia 5 ao dia 9 deste mês, na cidade Colombiana de Medellin, e reuniu cerca 600 dirigentes e militantes sindicais de 38 países do continente americano (América do Sul, Norte, Central e Caribe). Durante cinco dias,  representações sindicais estiveram reunidas analisando, debatendo e refletindo sobre o histórico de luta dos trabalhadores e do povo deste continente, além dos passos essenciais para avançar rumo à liberdade, democracia, respeito e dignidade.

Estavam presentes no encontro da UNI diversos sindicatos, entre eles o de vigilantes, trabalhadores da limpeza, bancários, comerciários, gráficos, telecomunicações, jogadores de futebol.

A Conferência foi concluída com a eleição do bancário brasileiro, Márcio Manzone, para o cargo de secretário Geral da UNI Américas nos próximos 4 anos, em substituição a combativa dirigente argentina Adriana Rosenzvaig. Além disso, foram aprovadas 18 resoluções que renovam os pactos de luta e unidade das categorias presentes.

A Conferência também foi a oportunidade para analisar as lutas dos trabalhadores nos últimos anos, exemplo disso, a greve de 56 dias, a repressão e resistência dos vigilantes da Prosegur no Chile, Colômbia, Paraguai e Peru. A organização e mobilização dos vigilantes da G4S da Colômbia e Nicarágua. A luta dos trabalhadores do McDonald’s nos Estados Unidos e Brasil, dos trabalhadores da Cecosud na Colômbia, e a luta dos trabalhadores chilenos contra o sistema de Previdência privada.

Dois momentos marcaram o evento: um ato pela paz e pelo fim da guerra na Colômbia e o testemunho de Estela de Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio da Argentina. Isto reafirmou o compromisso de um movimento sindical combativo e da luta contínua pela vida, paz, democracia, liberdade e resistência a toda forma de ditadura e agressão à dignidade das pessoas.

Representando o Brasil estiveram mais de 60 dirigentes sindicais, entre eles o presidente da UGT, Ricardo Patah, presidente da Contraf - CUT, Roberto Von der Ostem, presidente da Contracs - CUT, Alcir Matos.

A CNTV teve participação ativa no evento através do presidente José Boaventura e do diretor Amaro Pereira, integrando comissões e grupos de trabalho e debatendo diversos temas da pauta.

“A CNTV mais uma vez levou aos espaços internacionais a voz e as experiência de luta e organização dos vigilantes brasileiros. Denunciamos e pedimos apoio do movimento sindical do continente americano na luta contra o golpe das elites e ameaças dos golpistas que, suprimem direitos e conquistas dos trabalhadores brasileiros. Nossa pauta junto à UNI é a preocupação e luta por segurança, vida e direitos dos vigilantes no Brasil e nas Américas, além da construção e unificação das pautas em todo o continente, notadamente dos vigilantes empregados em multinacionais, como, Prosegur, Brinks, G4S, Securitas, etc”, explica o presidente da CNTV, José Boaventura.

 

Fonte: CNTV

0 comentários para "UNI Global Union celebra compromisso da luta por dignidade e vida"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.