Cancelar
Acesso CNTV

Por unanimidade, Câmara de Porto Alegre (RS) aprova Vigilante 24 horas nos bancos

23 Set

Por unanimidade, Câmara de Porto Alegre (RS) aprova Vigilante 24 horas nos bancos

Foi um dia muito intenso de luta do Sindivigilantes do Sul, esta quinta-feira (22), que terminou com uma grande vitória da categoria em Porto Alegre. Começou com a participação da diretoria, desde o meio da madrugada, nas manifestações organizadas pela CUT e demais centrais sindicais contra as alterações que o governo pretende impor na Legislação Trabalhista, na Previdência Social (aposentadorias) e Justiça do Trabalho. E terminou com a aprovação unânime do projeto de lei da vigilância armada 24 horas nas agências bancárias e cooperativas de crédito, na Câmara Municipal, após um intenso corpo-à-corpo dos diretores e apoios, que chegaram a ir de gabinete em gabinete dos vereadores para garantir que eles estivessem na votação, no número mínimo necessário, 19, para haver quórum.

O projeto foi apresentado pelo vereador Engenheiro Comasseto (PT) e recebeu forte apoio de diversos outros vereadores, mas por baixo dos panos havia vereadores agindo para impedir e protelar a votação para depois das eleições. Na reunião de líderes, pela manhã, que decidiria a pauta dos projetos da sessão da tarde, o vereador Reginaldo Pujol, do DEM, tentou impedir que o PL fosse colocado em discussão. À tarde, por diversas vezes, ele usou a tribuna, fazendo de tudo para esvaziar a sessão.

A sessão extraordinária iniciou por volta de 14h30, em segunda chamada, e começou então uma longa discussão sobre o reajuste dos salários dos vereadores, prefeito e vice-prefeito da capital. Como muita polêmica, esse debate se estendeu até quase o final da tarde quando, finalmente, a questão foi votada e encerrada. Nisso, vários vereadores se retiraram, antes que iniciasse apresentação da matéria dos vigilantes.

“Tem que discutir mais, tem que discutir mais”, alegou o vereador João Carlos Nedel, do PP, um dos vereadores contrários ao projeto do vigilante e que abandonou a sessão. Eram necessários pelo menos 19 presentes e os diretores foram aos gabinetes, atrás de quem faltava, trazendo de volta vários deles. Assim, havia 20 vereadores quando a matéria foi votada e aprovada, sem nenhum voto contra.

Posteriormente publicaremos a lista de todos eles, os presentes e que votaram a favor e os que se ausentaram e negaram apoio à categoria. Agora falta o prefeito José Fortunati sancionar (assinar) o texto, para que vire lei. A partir daí, os bancos terão 90 dias para se adaptar e começar a contratar vigilantes para cumprir o que está previsto no PL.

“Quero parabenizar a vocês, é uma vitória coletiva dos vigilantes, da sua luta, e uma vitória do tema da segurança pública para a população, que clama tanto por isso”, disse o vereador Comasseto aos diretores. Vários vereadores comentaram que só a mobilização e a pressão do sindicato no plenário foi que garantiu a passagem do projeto pela Câmara.

Fonte: Sindivigilantes do Sul

1 comentários para "Por unanimidade, Câmara de Porto Alegre (RS) aprova Vigilante 24 horas nos bancos"
  1. user
    26 de Setembro de 2016 �s 13:01:47

    Espero que este direito seja estendido em breve a todos as cidades Brasileira

Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.