Cancelar
Acesso CNTV

Sindvigilantes/BA cria Coletivo de Mulheres

20 Set

Assédio moral, sexual, igualdade de oportunidades, fim da discriminação de gênero. Esses são apenas alguns dos itens da pauta de lutas do Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes/BA), criado no sábado (17), em reunião realizada na sede da entidade. Cerca de 50 pessoas participaram do debate, incluindo o deputado Federal Nelson Pelegrino e a candidata a vereadora Marta Rodrigues, além do presidente do Sindicato e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura.

                Segundo a diretora do Sindvigilantes/BA Rejane Rocha, é fundamental trazer as mulheres para dentro da entidade para que, assim, “possamos lutar pelos nossos direitos de forma efetiva”. “As mulheres precisam estar inseridas no debate, conscientes das lutas, das dificuldades, e com todas as armas nas mãos para combater as mazelas que ainda são impostas às trabalhadoras”, completou.

                Para garantir esse envolvimento das mulheres a nova diretoria do Sindvigilantes/BA conta com quatro companheiras. Antes, apenas uma fazia parte da composição. Para Boaventura, o número é um avanço e deve seguir aumentando. “As mulheres vêm conquistando espaços que antes eram tidos como exclusivos dos homens e provando que devem, sim, estar em cargos de liderança. O Sindicato vem lutando pela agenda feminina e a melhor forma de fazer isso é abrindo as portas para que elas participem da direção e contribuam de todas as formas para que avancemos cada vez mais”, avaliou.

Agenda de lutas

Entre os pontos discutidos, o Coletivo aprovou a seguinte pauta:

·         Combate à nomenclatura “guardete” e uso de “vigilante feminina” ou “vigilante mulher”;

·         Combate às várias formas de assédio e discriminação;

·         Combate à cultura do estupro;

·         Fornecimento do colete feminino;

·         Cota para mulheres nos postos;

·         Convênio e cursos específicos, pré-vestibulares e concursos;

·         Uniforme específico.

Outubro Rosa

                Já existe uma agenda para o dia oito de outubro, quando as componentes do Coletivo se reunirão para debater a preparação de atividades para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e colo do útero. Participe!

Valorização da mulher

                Em agosto, o Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesv-DF) também lançou o Coletivo de Mulheres. Com agenda voltada para os interesses das companheiras, o grupo desenvolve atividades para garantir mais participação das vigilantes femininas tanto no sindicato quanto no local de trabalho.

                A CNTV incentiva a inserção de companheiras nos quadros de direção, assim como a criação e Coletivos de Mulheres nos sindicatos para que as mulheres tenham seus direitos debatidos, defendidos e ampliados.

Fonte: CNTV

0 comentários para "Sindvigilantes/BA cria Coletivo de Mulheres"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.