Cancelar
Acesso CNTV

Escolas Estaduais vão contar com postos de segurança e vigilantes armados

09 Fev

Com o intuito de diminuir a grande ocorrência de furtos nas unidades de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), está inserindo postos de vigilância terceirizada por 24horas, inclusive feriados e fins de semana. Um estudo realizado pela área de segurança da Seed apontou escolas que apresentam um alto índice de furtos, arrombamentos e invasão. Diante disso, estas unidades estão sendo contempladas com uma ação maior e preventiva. De acordo com o diagnóstico, a princípio, 20 instituições de ensino estarão recebendo os postos. Os vigilantes, inclusive, terão porte de arma, mas só atuarão com o armamento no período compreendido entre o término das aulas escolares (noturno) e antes do recomeço (diurno).

Qualquer escola onde tiver professor, aluno, reposições de aulas, pré-universitário, ensaios juninos e outras atividades que envolvam a presença de pessoas, estes vigilantes não estarão armados, apenas atentos à preservação do patrimônio público, ressalta o secretário da Educação, Jorge Carvalho. O chefe da Segurança Escolar da Seed, Charles Hardman, explicou a logística e a necessidade de se desenvolver essa atividade. Diante do resultado do nosso estudo, ficou claro que precisávamos inserir esses postos com 24horas de vigilância nas escolas, tanto para guarnecer o patrimônio, quanto para proteger funcionários e alunos da ação de meliantes em cada região. Esperamos evitar arrombamentos e furtos de merendas e material administrativo, disse. Exemplos - Ainda conforme a Segurança da Seed, a medida não afetará os vigilantes efetivos da casa. Muito pelo contrário, eles estão sendo deslocados para escolas com ínfimos índices de ocorrências, na maioria deixando de trabalhar à noite, sem prejuízo de suas ações como servidor público, afiança Hardman. No Bugio, a Escola Estadual José de Alencar Cardoso já está funcionando o projeto e é com alivio que a coordenadora, Ana Isabel Mendonça, fala da importância dessa ação. Os alunos já vêem para a escola com tranqüilidade, agora nós sentimos muito mais protegidos com mais afinco para trabalhar e os alunos para aprenderem com paz e segurança, enfatiza. Outra unidade que já recebeu o posto da vigilância 24horas foi a Escola Jornalista Paulo Costa, também situada no conjunto Bugio.

Foi um ato de socorro´. Sinto como se tivéssemos sido salvos de algo pior. Agora trabalho na minha sala, tranqüila. A presença de vigilante inibe ações violentas. Estou muito feliz, conta com alegria a secretária Nivalda Santos Cardoso. Bergson Santana, 11, aluno da escola, comenta a medida protetiva. Muito feliz. Quando cheguei aqui que vi o vigilante fiquei aliviado, sabendo que agora teremos mais condições de estudo. Agradeço a Secretaria por pensar nos estudantes e colocar esse posto aqui. Pessoas que vinham aqui sem estudar na Jornalista Paulo Costa, já não vieram mais, porque se sentiram inibidos com a presença do vigilante e isso é muito bom, afirma com entusiasmo. Funcionamento piloto - Além das Paulo Costa e Alencar Cardoso, outras quatro escolas já estão com a vigilância ostensiva: (Escola Estadual Frei Inocêncio, em Nossa Senhora do Socorro); (Escola Estadual Dom. José Vicente Távora, em Tomar do Geru); (Colégio Estadual Gov. Augusto Franco, no Santos Dummont) e (Estadual Min. Geraldo Barreto Sobral CAIC´, no Bairro Industrial). As demais, até o final do mês de fevereiro, já terão sido contempladas com a nova vigilância, porque aguardam tramites burocráticos, por força da terceirização do serviço por conta da Seed. Escolas Contempladas Aracaju - Escola Estadual Don Vicente Távora; Colégio Estadual José Rollemberg Leite; Escola Estadual Min. Geraldo Barreto Sobral (CAIC); Escola Estadual Olímpia Bittencourt; Colégio Estadual Governador Albano Franco; Colégio Estadual Sec. Francisco Rosa Santos; Estadual Rodrigues Dórea; Escola Estadual José de Alencar Cardoso; Escola Jornalista Paulo Costa e Colégio Estadual Gov. Augusto Franco; Nossa Senhora do Socorro - Escola Estadual Frei Inocêncio; Escola Estadual Poeta João Freire Ribeiro; Colégio Estadual Juscelino Kubitschek; CAIC Jornalista Joel Silveira; Escola Estadual Prof. Rosa Maria; Colégio Estadual Prof. Nilson Socorro e Escola Estadual Prof. Júlia Teles; Barra dos Coqueiros - Escola Estadual Prof. José Franklin; Tobias Barreto - Escola Estadual Rural Engenheiro José Carvalho; Tomar do Geru - Escola Estadual Dom. José Vicente Távora. Ascom Seed  

Fonte: Secretaria de Educação

0 comentários para "Escolas Estaduais vão contar com postos de segurança e vigilantes armados"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.