Cancelar
Acesso CNTV

Vigilantes, bancários e comerciários discutem plano de ações conjunto

30Abr

Em ) - 10 a ABRIL

A Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (Contracs) se reuniram nesta segunda-feira (29) em São Paulo para discutir pautas de comuns aos três ramos. A reunião foi realizada no auditório da Contraf-CUT e já é resultado do Encontro do Macrossetor Comércio, Serviços e Logística, promovido pela CUT na primeira quinzena de abril.
Além do presidente da CNTV, José Boaventura, diretores da Confederação de todo o país participaram do encontro, garantindo representatividade regional para formular uma pauta condizente com a realidade de todos.
“Esse diálogo entre categorias é importante. São trabalhadores que, apesar de trabalharem no mesmo local, sofrem discriminação. São categorias diferentes, mas com problemas em comum como o adoecimento e condições precárias de trabalho. Além disso, as confederações participantes têm perfil de contato direto com a base”, ressaltou Boaventura.
Os participantes do encontro aprovaram um plano de ação conjunta. São 10 pontos que devem ser revistos em uma segunda reunião sem data a ser realizada, quando serão tratadas as questões práticas dessa agenda.
O secretário Geral da CNTV, João Soares, explicou que a intenção é realizar um trabalho em conjunto para melhorar as condições de trabalho dos terceirizados. “Com isso, vamos diminuir a precarização nos locais de trabalho, fazendo com que os terceirizados tenham os mesmos benefícios dos funcionários diretos daquela empresa”, destacou.
“Esse é um encontro histórico, onde três categorias importantes de um mesmo setor da economia sentam juntas para trocar experiências e pensar ações estratégicas conjuntas visando resolver problemas comuns", afirmou o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. "Estamos dando um passo importante na organização sindical dos ramos da CUT."


Plano de ação conjunta

Na reunião desta segunda-feira, os dirigentes das três confederações fizeram uma apresentação dos perfis das categorias de bancários, comerciários e vigilantes, procuraram identificar os problemas e desafios comuns, dando início à discussão de um plano de ação sindical conjunta. Nesse primeiro momento, os diretores da Contraf-CUT, Contracs-CUT e CNTV definiram que essa ação passa pelos seguintes temas:

> Combate ao projeto de terceirização que tramita no Congresso.

> Unificação da data-base.

>Construção de uma radiografia do setor e dos acordos coletivos das três categorias.

> Mobilização conjunta.

> Edição de jornal conjunto.

> Realização de Conferência Nacional dos Direitos do Consumidor.

> Fim da rotatividade no emprego.

> Isonomia de tratamento.

> Combate ao calote das empresas terceirizadas.

> Combate à insegurança nos bancos.

Os problemas e desafios levantados serão aprofundados pelos sindicatos das três categorias, cujas propostas serão trazidas para a próxima reunião. A ideia é ampliar a discussão para as demais categorias do macrossetor de serviços, comércio e logística.
Fonte: CNTV com Contraf-CUT

0 comentários para "Vigilantes, bancários e comerciários discutem plano de ações conjunto"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.