Cancelar
Acesso CNTV

Cumprimento da Lei 12 740 já! Vigilantes arriscam a vida todos os dias

11Jan

Em ) 10 2010 40% a

Ao não cumprir a lei 12 740 com pagamento do Adicional de Risco de Vida/Periculosidade no quinto dia útil de janeiro (07/01), os empresários do setor de Segurança Privada mostram mais que insensibilidade, podemos chamar de crueldade mesmo. Quantos companheiros já perderam a vida no exercício da profissão? Além do salário miserável, que não condiz com as responsabilidades e os riscos da profissão, os vigilantes ainda ficam sem o Adicional até quando, senhores empresários?

Será que os patrões, ao assistirem o assassinato covarde de um vigilante na porta de banco em Sergipe, se mostrarão tão redutíveis assim no cumprimento da Lei?

A ganância e o descaso patronal são de doer na alma e no coração. A cada trabalhador tombado, deixando famílias enlutadas,é mais uma injustiça contra essa categoria que merece respeito, valorização, mais segurança, melhores condições de trabalho e salários decentes.

Em Sergipe, um grave problema de segurança está tirando o sono da população: são os assaltos a banco, cada vez mais frequentes no estado. Os flagrantes são assustadores.

A simples ida ao banco virou motivo de preocupação. “A gente já fica olhando toda a área, preocupado com o que está acontecendo. A gente fica até com medo”, afirma William Ney dos Santos, motorista.

E não é para menos. Ano passado, o número de assaltos a agências e correspondentes bancários de Sergipe superou em mais de 20% o registrado em 2010.

Em um dos assaltos, quatro homens entram tranquilamente. Um deles rende o vigilante, enquanto os outros recolhem o dinheiro. A ação dura menos de três minutos.

Em outro caso, no interior do estado, as câmeras da agência mostram o momento em que o vigilante é baleado ao tentar impedir um assalto. Ele cai e ainda tenta se levantar. Uma cliente assiste a tudo em pânico. Um dos bandidos entra no banco e antes de sair dispara mais uma vez contra o vigilante, que morreu no local.

O crescimento no número de assaltos tem assustado tanto que até bancos que nunca tiveram porta giratória já se preparam para instalar o equipamento nas 61 agências no estado, em uma tentativa de dificultar a ação dos bandidos.

Só em agências e postos do Banco do Estado de Sergipe foram 11 assaltos este ano. “Tinham dois vigilantes, colocamos três. A empresa de vigilância também está dando treinamento para esses vigilantes sobre como se comportar nas unidades e também orientando os gerentes das agências sobre como posicionar esses vigilantes”, afirma Hércules Silva Daltro, diretor de finanças / Banco do Estado de Sergipe.

0 comentários para "Cumprimento da Lei 12 740 já! Vigilantes arriscam a vida todos os dias"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.