Cancelar
Acesso CNTV

Categoria pede mais investimentos em segurança

10 Ago

O cenário de descaso com a segurança nas agências bancárias faz com que se torne necessária a ampliação da discussão sobre o tema e a pressão para que haja mais investimentos no setor. Segundo dados do Dieese, os cinco maiores bancos que operam no país apresentaram lucros de R$ 50,7 bilhões em 2011, mas os investimentos em segurança e vigilância somaram apenas R$ 2,6 bilhões, o que significa 5,2% dos resultados. Para tanto os sindicatos estão entrando com uma representação pedindo mais segurança nos estabelecimentos.

Para o Sindibancários, os bancos devem contar com vidros blindados, portas giratórias, câmeras de segurança ligadas com o circuito da polícia, biombos antes dos caixas e outros itens de proteção no interior das agências.

Registrada uma ocorrência em Passo Fundo
Conforme a Divisão de Planejamento e Coordenação e Serviço de Estatística do Estado, Diplanco, as ocorrências de roubo a estabelecimentos bancários em Passo Fundo, pertencente a 6ª Região Policial no primeiro semestre de 2012, ocorreu um roubo consumado neste período. No início de fevereiro, uma agência bancária do Banrisul, localizada no bairro São José, foi alvo de três assaltantes. O trio chegou ao estabelecimento bancário, rendeu o vigia e os funcionários, e anunciou o assalto. O gerente foi obrigado a abrir o cofre e os assaltantes roubaram todo o dinheiro que havia no local, inclusive dos caixas eletrônicos. A arma utilizada pelo vigia também foi levada pelo grupo, que fugiu em um veículo ainda não identificado.

A Equipe Volante da Polícia Civil, comandados pelo delegado plantonista Diogo Ferreira, fez o deslocamento ao local e as imagens das câmeras de segurança da agência e das empresas próximas foram analisadas para identificar os criminosos e o veículo utilizado na fuga.

ERECHIM
Região não registra assaltos há cerca de dois anos

Segundo o SEEB – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e Região não são registrados assaltos em banco na Região do Alto Uruguai há cerca de dois anos. “Os últimos assaltos aconteceram em Barracão e Itatiba do Sul”, afirma o presidente do sindicato, Paulo Renato de Souza.

O presidente ressalta que todas as agências bancárias da região estão cumprindo as normas de segurança, com exceção de algumas no interior que ainda não possuem instalação de câmeras de videomonitoramento. “Fora isso, podemos garantir que em todos os bancos da região as normas de segurança atendem os padrões estabelecidos”, conclui Paulo.

Carazinho não registra atuação de quadrilhas organizadas




(Três homens armados invadiram o local, renderam o vigia e os funcionários, e fugiram com uma quantia não divulgada / FOTO JONAS LIMA)
Segundo as estatísticas da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi) na região de Carazinho não foi registrada nenhuma ocorrência de ataques a Banco por meio de quadrilhas organizadas com uso de armamento e acessórios diferenciados, como por exemplo, explosivos.

Segundo o Subcomandante do 38BPM com sede em Carazinho, Capitão Jarbas Luiz Bohrer, na região que o Batalhão abrange, 24 municípios da região Norte do RS, não é característica esta ação. Através do 38BPM, uma guarnição especializada realiza trabalhos específicos de Patrulha Bancária, resguardando principalmente o eixo comercial e bancário, prestando trabalhos diferenciados das 6h às 16h. “Temos uma guarnição com equipamentos e armamentos diferenciados para realizar a segurança de todo o sistema bancário, procuramos neste perímetro e neste horário resguardar todos os dias”.

Sindicato dos Bancários
Segundo um dos membros da diretoria do Sindicato dos Bancários de Carazinho, Antônio Sérgio Federice, na região que o Sindicato atende, dos 30 municípios, em nenhum foi registrado casos de assaltos a bancos. Diversas medidas de segurança são solicitadas pelo Sindicato, como a presença de portas de segurança, câmaras de vídeo-monitoramento, e vigilantes. “Apenas as novas agências recém inauguradas do Bradesco ainda não possuem portas de segurança e blindagem dos vidros, porém nós como Sindicato já comunicamos da necessidade e da importância”, explica Federice.

Arrombamento em Carazinho
Um caso de roubo a agência bancária foi registrado em Carazinho no mês de fevereiro, porém os assaltantes não obtiveram êxito e foram presos pela Brigada Militar. Três homens foram presos em flagrante ao tentar arrombar um dos caixas eletrônicos da agência do Banco Santander em Carazinho. Pouco depois da 1h de sábado, 25 de fevereiro, a Brigada Militar foi informada da movimentação suspeita. Ao chegar no local, encontraram o trio tentando praticar o delito. Já haviam recortado a parte frontal de um dos caixas eletrônicos utilizando um maçarico. A quadrilha não teve êxito no roubo e os acusados foram encaminhados para o Presídio Estadual de Carazinho.

0 comentários para "Categoria pede mais investimentos em segurança"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.