Cancelar
Acesso CNTV

Condomínios tem falhas de segurança, alerta PM

06Jul

A Polícia Militar de São José dos Campos realizou um mapeamento das condições de segurança dos condomínios comerciais e residenciais localizados na região oeste da cidade e destacou a necessidade de um controle mais rigoroso nos acessos destes locais.
O objetivo do levantamento foi identificar falhas nos procedimentos de acesso aos condomínios para evitar a ocorrência de furtos e assaltos. De acordo com a PM, somente nesta região foram oficialmente registradas cinco ocorrências nos últimos sete meses. Já as denúncias de moradores são de, ao menos, dez ocorrências.
Apesar do número ser considerado baixo pela corporação, o mapeamento serviu para alertar os representantes destes locais para o reforço nos procedimentos.
Segundo o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em São José, capitão Sadi Fernando Stamborowski, os pontos vistoriados na região do Urbanova apresentaram como falha mais comum a falta de controle no registro de acesso dos visitantes.
"Uma das grandes falhas é não ter o controle da entrada e da saída das empresas terceirizadas. Poucos pediam RG ou documento com foto", disse o capitão.

Oportunistas. Segundo o comandante do 2o BPMI, a análise dos registros indicou a ação de oportunistas, o que reforçaria o aumento do rigor nos controles de acesso.
Para o presidente do Sindicato dos Vigilantes de São José dos Campos e Região, Luís Donizete da Silva, além de porteiros, os condomínios deveriam apostar na contratação de mão-de-obra especializada. "O curso de vigilante exige bastante e a cada dois anos os novos vigias são obrigados a passar por uma reciclagem."

Cartilha. Em quase dois anos, cerca de 160 mil cartilhas com orientações de segurança foram distribuídas pela Prefeitura de São José dos Campos à população.
A cartilha, denominada, "Saia da Mira", foi lançada em setembro de 2010, com apoio do Conselho Municipal de Segurança de São José. São 20 páginas com orientações sobre como prevenir e agir em casos de violência, tendo como principal meta a preservação da vida.
A prefeitura disponibiliza a cartilha para as empresas e instituições, basta que façam o pedido com antecedência para serem liberados.

SAIBA MAIS

Mapeamento
A Polícia Militar de São José realizou um mapeamento das condições de segurança dos condomínios comerciais e residenciais localizados na região oeste da cidade e destacou a necessidade de um controle mais rigoroso das pessoas que entram nos condomínios

Falhas
O objetivo do levantamento foi identificar falhas nos procedimentos de acesso aos condomínios para evitar a ocorrência de furtos e assaltos, que têm sido constantes no primeiro semestre deste ano

Oportunistas
A análise dos registros pela PM indicou ainda a ação de oportunistas, que percebem as falhas de segurança e roubam as casas. Outro ponto que prejudica a segurança é que nestes residenciais, os moradores não se integram muito e ninguém sabe quando alguém viaja

0 comentários para "Condomínios tem falhas de segurança, alerta PM"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.