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Leia resposta da Febraban sobre pesquisa divulgada

20 Jul

Em resposta à pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 19, pelos bancários e vigilantes sobre as mortes ocorridas em assaltos envolvendo bancos no 1º semestre de 2012, a Febraban divulgou a seguinte nota:

Julho/2012

A segurança dos seus funcionários e clientes é uma preocupação central dos bancos associados da FEBRABAN, os quais estabelecem a política de segurança das agências bancárias, de conformidade com a lei federal nº 7.102/83, pela qual todo estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário deve ter plano de segurança aprovado pelo Ministério da Justiça, composto por vigilância armada, sistema de alarme e no mínimo um entre outros dispositivos mecânicos ou eletrônicos de segurança, tais como cabine blindada, porta de segurança com detectores de metais, fechadura eletrônica programável com retardo de tempo para abertura do cofre, etc.

Os investimentos em sistemas de segurança física e eletrônica, com o objetivo de garantir a integridade de seus clientes e colaboradores, vem possibilitando que o número de assaltos a banco, em todo o Brasil, venha caindo consistentemente ao longo dos anos.

Em termos absolutos, a quantidade de assaltos a agências e postos indica tendência declinante na última década. Os assaltos caíram de 1.903, em 2000, para 422 em 2011.

Operação Conheça seu Comandante
Os bancos brasileiros atuam em estreita parceria com governos, Polícias (Civil, Militar e Federal) e com o Poder Judiciário, para combater os crimes e propor novos padrões de proteção, muitos deles resultantes dos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Segurança Bancária da FEBRABAN, da qual participam representantes das principais instituições financeiras do País. Por meio dessa comissão, que realiza intensos estudos e debates, várias iniciativas de caráter preventivo são e foram adotadas.

A campanha consiste na realização de rápidas palestras ministradas por policiais durante o horário de expediente bancário, nas próprias agências, com a distribuição de um folder educativo. Os encontros têm como objetivo alertar e prevenir funcionários, clientes e usuários sobre as ocorrências conhecidas como “saidinha de bancosâ€.

Diretoria de Comunicação da FEBRABAN

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