Cancelar
Acesso CNTV

Novo contrato de vigilância para espaços públicos será ampliado

13Jun

Melhores equipamentos, mais vigias e maior tranquilidade para pacientes de centros de saúde, estudantes de escolas municipais, frequentadores de praças, bosques e prédios públicos. Esse será o resultado do processo de licitação aberto no dia 25 de maio passado, para o novo contrato de serviços de vigilância terceirizada para alguns dos espaços públicos municipais, publicado no Diário Oficial do Município, pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública (SMCASP).

Esses locais contam também com o patrulhamento diário da Guarda Municipal (GM) para garantir a ordem e a segurança dos munícipes e funcionários públicos. E, além disso, têm o apoio de uma empresa de vigilância, que em alguns casos, faz a cobertura 24 horas por dia.

O novo contrato, que prevê, além de um maior número de vigilantes – aproximadamente mil homens –, mais postos de segurança, que passarão de 543 para 616 - e um sistema de alarme móvel (conhecido como “botão do pânico”), deverá otimizar o investimento realizado pela Administração municipal, já que mesmo com todas as inovações previstas, o valor do contrato será apenas 15% maior que o atual. A conclusão do novo processo de licitação deve acontecer até o final do mês de julho.

“Nós vamos conseguir ampliar os serviços e melhorar os que já existem. E todas essas medidas são o resultado de um levantamento realizado pela secretaria de Segurança com as demais secretarias e órgão municipais que necessitam deste tipo de vigilância terceirizada”, explica Waldir Junqueira, diretor de gabinete da SMCASP. Cada secretaria é responsável pela dotação orçamentária dos serviços prestados para sua área, bem como pela decisão da quantidade de vigilantes, horários e equipamentos necessários em cada um dos pontos, com base nas informações da Secretaria de Segurança.

Com o teto estipulado em R$85 milhões, o valor do novo contrato foi calculado com base em uma metodologia utilizada pelo Governo do Estado que divulga diretrizes para contratações de fornecedores de serviços terceirizados com padronização de especificações técnicas e preços referenciais dos serviços.

O pregão presencial está marcado para este dia 20, às 9h30, no 6º andar da Prefeitura. Seis empresas já inscreveram e estão realizando a vistoria dos locais para apresentarem suas propostas. “Ainda que tenhamos um valor máximo estipulado para as propostas, a intenção é que o valor seja o menor possível, o que deve acontecer com a concorrência entre as empresas”, afirmou o secretario de Cooperação nos Assuntos de Segurança, Sinval Dorigon.

Com o término do processo de licitação previsto para julho, os vigilantes devem assumir seus postos de trabalho já em agosto, quando os equipamentos de segurança começarão a ser instalados.

0 comentários para "Novo contrato de vigilância para espaços públicos será ampliado"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.