Cancelar
Acesso CNTV

‘Força Tarefa’ busca garantir segurança em bancos

09 Set

Com o objetivo de discutir a respeito de um plano de medidas para garantir mais segurança nas agências bancárias de Mato Grosso, se reuniram na tarde desta quinta (8), o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado (Seeb-MT), Arilson Silva e o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado.

Na reunião foram discutidas as ações elaboradas por um grupo de trabalho formado pelo Estado, entidades particulares, bancários, vigilantes, entre outros. De acordo com o secretário Curado, essas ações integradas, têm um foco preventivo e visam coibir a onda que crimes que vem acontecendo em bancos e caixas eletrônicos de todo Mato Grosso – somente esse ano, foram 22 assaltos e tentativas, e ainda, mais de 66 ataques a caixas eletrônicos.

A principal ‘bandeira’ levantada por Diógenes é de que haja uma redução no número de caixas eletrônicos e que estes sejam instalados próximos a unidades policiais. “Os caixas são verdadeiros cofres que ficam completamente expostos, essa exposição os torna um alvo em potencial de criminosos”, pontuou o secretário.

Diógenes afirmou, no entanto, que apesar do alto índice de ações criminosas contra os bancos, a secretária de segurança já tem promovido ações para evitar a ocorrência desses casos. “Nós já atuamos com as força táticas, bem como o Grupo de Combate ao Crime Organizado, que contribuem para que esses números não sejam ainda maiores”, ressaltou.

O presidente do Seeb-MT, Arilson Silva, por sua vez, revela que somente a mobilização do poder público não é suficiente. “É necessário que os bancos façam a sua parte. Investir na segurança das pessoas e dos funcionários é indispensável, tendo em vista a lucratividade dos banqueiros que é extraordinária”, desabafa Silva.

Silva afirma que o Sindicato deve encaminhar ao governo do Estado um projeto de Lei que estabelece medidas obrigatórias de segurança nos bancos. Ainda segundo Silva, o sindicato irá solicitar ao Executivo que seja feito um repasse aos municípios, para que essas medidas sejam de fato concretizadas.

“Investimentos em vidros blindados, portas giratórias antes dos caixas eletrônicos, câmeras em torno dos bancos, implantação dos biombos, fazem parte dessas medidas que o sindicato espera que se tornem obrigatórias”, finalizou o sindicalista.

Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso
Foto: Divulgação

0 comentários para "‘Força Tarefa’ busca garantir segurança em bancos"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.