Cancelar
Acesso CNTV

Estudante furta computadores do departamento de matemática da UnB

28 Jul

Henrique Bolgue
Da Agência UnB
Em Brasília

Dois computadores do departamento de matemática foram roubados na manhã desta quarta-feira. O autor do furto é um estudante da engenharia civil. Ele foi encaminhado à Polícia Federal (PF) após a equipe de vigilância da Universidade de Brasília (UnB) encontrar o aluno carregando caixas pelo subsolo do Minhocão Norte. Sem possuir autorização que permite a movimentação de equipamentos na universidade, o aluno foi levado à polícia. Os vigilantes ainda acharam um no-break no carro do estudante.

Segundo a PF, ele vai responder pelo crime de furto e, se for condenado, pode cumprir a pena de até quatro anos de prisão. A Polícia Federal desconsidera flagrantes executados por aqueles que não possuem autoridade policial. Portanto, o jovem, que em depoimento confessou o crime, poderá responder em liberdade.

Ao chegar no departamento, o professor Lineu da Costa Araújo Neto não achou seu computador. "Só ficaram os fios", conta. Ele afirma que as janelas não estavam abertas e não havia sinais de arrombamento, o que o leva a suspeitar que o estudante tenha uma cópia das chaves. O outro computador é da professora Manuela de Rezende. As máquinas foram recuperadas e devolvidas. Os equipamentos são recém-comprados, o que deixou docentes e funcionários receosos. "De alguma maneira ele sabia que eram computadores novos", diz Marta Sousa, secretária do departamento de Matemática.

"Acho que devem ser instaladas câmeras e as chaves devem ser mais controladas", acredita Lineu. A portaria da Matemática teve um reforço da segurança. A partir de hoje, a entrada no térreo será controlada por um porteiro.

Eraldo Vieira Filho, gerente de portaria, aponta a falta de pessoal como principal problema da segurança. "São muitos prédios novos que precisam de mais vigilantes e porteiros", diz. Para cuidar da segurança geral da universidade, um sistema de câmeras está sendo implantado e um plano de segurança será elaborado no próximo semestre. Atualmente a UnB conta com 252 vigilantes, 92 deles no campus Darcy Ribeiro.

Neste ano, a Coordenadoria de Proteção ao Patrimônio (CoPP) registrou 97 ocorrências. Dessas, 42 referem-se a furtos em interior de veículos. "O número de pessoas e de veículos circulando na universidade aumentou", diz Edmilson Lima, chefe da Vigilância da UnB. Mas ele lembra que a função dos vigias é tomar conta do patrimônio público. A segurança da comunidade é de responsabilidade da polícia.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela Asa Norte (bairro onde fica a universidade), tenente-coronel Leonardo Santana, explica que houve uma mudança no modelo de patrulha na UnB. Hoje, 30 policiais do batalhão concentram as rondas nos horários de aula. Segundo Santana, o maior problema é que os bandidos conseguem se misturar facilmente à comunidade. "Além disso, o número grande de carros e pessoas é um fator de risco em qualquer situação, não só na UnB", diz.

Na última reunião do Conselho de Segurança da UnB ,foi sugerido maior controle dos acessos de locais fechados, como laboratórios. "Esperamos que o plano de segurança nos indique a melhor maneira de tratar essa questão", aponta o prefeito dos campi, Paulo César Marques.

0 comentários para "Estudante furta computadores do departamento de matemática da UnB"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.