Cancelar
Acesso CNTV

8ª agência invadida no Mato Grosso

05 Jul

A agência do Banco do Brasil de Nova Monte Verde (968 km ao norte de Cuiabá) foi invadida por 8 homens armados com fuzil e pistolas 9 mm, que chegaram atirando e renderam funcionários e clientes.

O assalto foi praticado na modalidade conhecida como "Novo Cangaço", onde os bandidos usam armamento de alto poder de fogo e pessoas para formar uma parede humana, garantindo a proteção durante a ação e fuga. Esta é a oitava invasão a banco do ano. Cinco ocorreram na Capital, nas agências do BB Stilo, Bradesco, Santander, Banco Popular e tentativa no HSBC. No interior, esta é a terceira invasão. As outras ocorreram nas cidades de Querência e Itiquira.

Ontem era dia de pagamento e o banco estava cheio de aposentados. Os assaltantes chegaram na agência atirando nos vidros da frente, provocando pânico nos clientes. A Polícia Civil estima que foram efetuados entre 30 e 40 disparos. Dois revólveres calibre 38 dos vigias do banco foram levados. Toda ação durou cerca de 30 minutos e na fuga 8 pessoas foram levadas como reféns. Os bandidos chegaram a atirar contra a Polícia Militar, mas ninguém ficou ferido. Eles também atingiram a rede telefônica deixando a comunicação prejudicada na cidade.

Para deixarem a cidade, os bandidos roubaram uma caminhonete S-10 branca de um homem que passava no momento do assalto e o Honda Civic de um cliente. Os assaltantes foram para uma região conhecida como Paranorte, que tem um entroncamento que dá acesso a Juara e Cotriguaçu. A Polícia acredita que eles seguiram para Juara, que garante facilidade na fuga.

O carro de passeio furou o pneu próximo a uma ponte, onde foi incendiado. Os reféns que estavam no veículo foram liberados e os assaltantes seguiram na S-10. A caminhonete quebrou o eixo e também foi queimada e abandonada. Para continuar a fuga, os homens renderam um trabalhador rural que trafegava em uma caminhonete F-350. Por volta das 16h, todos os reféns haviam sido liberados.

O comandante da PM de Alta Floresta, coronel Mauro Anselmo Ribeiro, conta que um dos reféns afirmou que os bandidos estavam tranquilos e orientando as pessoas que ficassem calmas, que ninguém se machucaria.

Segurança - Com população de 8 mil habitantes, Nova Monte Verde dispõe de efetivo de 4 policiais militares para fazer a segurança do município. O reforço do policiamento ocorreu com deslocamento de homens da PM de Alta Floresta, Apiacás e Nova Bandeirantes para a cidade atacada. A PM de Sinop e Juara atuaram no bloqueio da rodovia MT-417, por onde os bandidos fugiram. Um helicóptero também auxiliou nos trabalhos. De Cuiabá, foram policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e investigadores do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil.

O comandante Anselmo acredita que o número baixo de policiais não é a causa do assalto. Ele destaca que os bancos precisam discutir melhor a segurança nas agências. O presidente do Sindicato dos Bancários, Arilson Silva, concorda que os bancos devam rediscutir a forma de segurança nas financeiras, mas destaca a fragilidade da PM em Nova Monte Verde. Ele afirma que a agência do BB na cidade ficará fechada até os funcionários se recuperarem.




0 comentários para "8ª agência invadida no Mato Grosso"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.