Cancelar
Acesso CNTV

Polícia quer saber qual é a substância usada para limpar notas manchadas

07Jun


Sabe aquelas notas manchadas de rosa? Aquelas que o Banco Central determinou que não valem mais? Os bandidos descobriram um jeito de lavá-las. A polícia quer saber agora qual é a substância usada para limpar a tinta. Os policiais já disseram que uma nova maneira de marcar as notas vai ter que ser criada.

Durante uma operação feita para prender criminosos especializados nesse tipo de crime, os policiais acharam várias notas imersas em um líquido capaz de remover as manchas.

A polícia apreendeu armas, munição, drogas, relógios e dinheiro roubado. Cinco pessoas foram presas na operação “Caixa preta”, que combate o ataque a caixas eletrônicos na Grande São Paulo.

Dois suspeitos tinham notas manchadas de rosa. Não foi a primeira apreensão desse tipo, mas, desta vez, a polícia se surpreendeu porque descobriu que as quadrilhas já conseguem burlar um sistema de segurança criado pelos bancos há menos de um ano.

O dinheiro estava marcado pelo dispositivo criado pelos bancos para evitar a circulação de cédulas roubadas. Mas elas estavam quase limpas, imersas em um líquido que consegue remover as manchas.

"Nós vamos mandar lá para a academia de polícia, lá para a polícia técnica para que eles analisem e nos digam quais as substâncias que estão sendo usadas para apagar essa tinta, para limpar essa tinta", diz Nelson Silveira Guimarães, diretor do Deic.

Segundo a polícia, é a primeira vez que se tem notícia de que as notas manchadas podem ser limpas.

"Isso também vai forçar o pessoal da segurança lá do caixa a a pensar em outro tipo de solução, porque essa não vai funcionar", ressalta Nelson Silveira Guimarães.

0 comentários para "Polícia quer saber qual é a substância usada para limpar notas manchadas"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.