Cancelar
Acesso CNTV

Material explosivo é furtado de pedreira no Ceará

23 Mai


As forças de segurança no Ceará estão em alerta. Materiais usados para fabricar explosivos foram furtados de uma pedreira no município de Santa Quitéria, a 222 quilômetros de Fortaleza. Os bandidos levaram 45 quilos de pólvora, 215 metros de cordel detonante, 111 espoletas e 250 metros de estopim.

“Um explosivo produzido com essa quantidade de materiais pode destruir muralha de presídio, romper um cofre (de banco), explodir um carro-forte”, exemplifica o major Alexandre Ávila, comandante do Batalhão de Choque e técnico profissional em explosivos.

O furto foi na madrugada da última quinta-feira, 19. “O material estava guardado dentro de um depósito”, informa o delegado de Santa Quitéria, Kim Barreto. O inquérito foi aberto ontem.

“Há alguns suspeitos. Tem dois homens envolvidos com assalto a banco aqui na região. Vou intimá-los”, comenta o delegado, sem citar nomes. Barreto também vai tomar o depoimento do segurança que estava no local no momento do crime. “Já conversei com o vigia informalmente e ele disse que não percebeu nenhuma movimentação estranha”, diz.

“O problema é que tinha só um vigia para toda a pedreira. É uma área ampla”, acrescenta o delegado. Segundo ele, o local onde estavam os explosivos conta com sistema de alarme detector de movimentos. “Os bandidos conseguiram cortar a central do sistema.”

Ainda de acordo com Barreto, os responsáveis pela pedreira podem responder penalmente. “Deveria ter um vigia permanentemente só no depósito. Hoje em dia, tem que ter muito cuidado ao guardar explosivos. Vou analisar o caso para ver se houve negligência”.

Logo após o registro da ocorrência, o alerta foi dado às polícias Civil e Militar e ao Exército. “Está todo mundo avisado. A quantidade (de explosivos) levada é considerável. Pode ser usada em assalto a banco ou fuga de presídio”, lembra o delegado.

Segundo a Polícia, a pedreira é de responsabilidade da mineradora Granistone.O POVO tentou contato com algum representante da empresa por meio dos telefones disponibilizados no site.

0 comentários para "Material explosivo é furtado de pedreira no Ceará"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.