Cancelar
Acesso CNTV

Banco é obrigado a aceitar notas roubadas de caixas eletrônicos

17Mai


Recentemente, os bancos adotaram um dispositivo de segurança que suja o dinheiro de tinta quando há tentativa de roubo em caixa eletrônico. Algumas dessas notas manchadas começaram a circular. Passaram de mão em mão, chegaram ao comércio e já estão provocando muitas dúvidas e transtornos. Apesar de os bancos serem obrigados a trocar as notas, em muitos casos isso não está acontecendo. Tem muita gente que não sabe o que fazer quando recebe uma delas.

Nas ruas, muita gente já sabe o que significa uma cédula manchada. “Aderiram isso devido aos assaltos e às explosões nos caixas”, comenta um senhor. “Se alguém me passou essa nota, eu já não pego, porque é de roubo”, diz uma senhora.

Apesar de ainda não haver nenhuma regulamentação, muitos bancos estão utilizando um dispositivo de segurança nos caixas eletrônicos que solta uma tinta rosada durante a ação dos bandidos. O que você faria se por descuido ou em um saque no caixa eletrônico, você recebesse uma nota destas?

“Dificilmente passaria ela para frente. Eu faria um depósito”, comenta um jovem. “Ao receber uma nota assim, é para ir direto ao banco e trocar”, diz uma senhora.

De acordo com o Banco Central, os bancos são obrigados a receber a cédula manchada. Você pode depositar a nota em conta corrente ou pedir a troca por outra em bom estado. Mas não é tão simples assim. A manicure Suely dos Santos, de Campinas, recebeu uma nota de R$ 50 em um caixa 24 horas.

“Chamei o segurança do shopping para eu procurar meu banco, que eles iam trocar a nota para mim. Não trocaram”, conta a manicure.

O comerciante Paulo Ferreira, do sul de Minas, teve uma surpresa na hora de fechar o caixa: recebeu uma cédula de R$ 100 manchada. Ao tentar trocá-la, também encontrou dificuldades.

O ideal seria registrar um boletim de ocorrência para que a polícia iniciasse logo a investigação. Só que a cédula é apreendida para que seja encaminhada a perícia e, em um primeiro momento, não há ressarcimento.

O banco também não aceita o B.O e o auto de exibição e apreensão como documento para a troca da nota. Por isso, para não ficar no prejuízo, as pessoas que recebem as cédulas manchadas procuram diretamente as agências bancarias e depois se esquecem de ir na delegacia.

“Se a pessoa procurar pela agência bancária, que posteriormente compareça na delegacia de posse do documento ou até fotografe ou tire um xerox dessa cédula para que seja então instruída a investigação policial e o inquérito policial”, afirma o delegado José Carlos Fernandes.

A manicure Suely dos Santos perdeu dois dias de trabalho e só depois de muita insistência conseguiu fazer a troca. “Passa nervoso e humilhação, porque vai fica parecendo que você pegou essa nota, que essa nota você não pegou em um caixa eletrônico. Como você vai provar?”, indaga.

Apesar da orientação do Banco Central para que as agências bancárias façam a troca das notas manchadas, ainda não existe uma regulamentação específica. A Federação Brasileira dos Bancos já pediu esta regulamentação sobre a retenção destas notas danificadas durante furtos e roubos.

0 comentários para "Banco é obrigado a aceitar notas roubadas de caixas eletrônicos"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.