Cancelar
Acesso CNTV

Sindicato dos Jornalistas do DF protocola representação contra senador Roberto Requião

27 Abr


O Sindicato do Jornalistas Profissionais do DF protocolou nesta terça-feira, representação junto à Mesa Diretora do Senado contra o senador Roberto Requião (PMDB/PR). O documento também é assinado pelo presidente do Comitê de Imprensa do Senado Federal, Fábio Marçal.

Na tarde dessa segunda-feira, o senador paranaense tomou o gravador do repórter Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, após uma pergunta que ele considerou provocativa. Também fez ameaças de agressão física ao repórter. O gravador só foi devolvido horas depois, sem o cartão de memória. O cartão foi devolvido pelo filho do senador, Maurício Tadeu Requião, porém com a gravação apagada.

Na representação, o SJPDF alega que a agressão fere principios constitucionais (Art.5º) e legais, além do regimento interno do Senado. Para comprovar tais ilegalidades, o Sindicato solicita cópia das imagens do circuito interno de TV do plenário e imediações.

O Sindicato argumenta a importância de medidas disciplinares exemplares para que o episódio não volte a ocorrer. As medidas previstas no regimento são: advertência, censura, perda temporária de mandato e perda do mandato. O juizo sobre a sanção mais adequada cabe à mesa diretora ou ao conselho de ética. Advertência e censura surgem como as mais adequadas ao episódio e podem ser tomadas de ofício pelo próprio presidente da Casa, dando a resposta célere que a sociedade espera.

O presidente do Sindicato, Lincoln Macário, entretanto, manifestou esperança de que o senador Roberto Requião perceba a gravidade do ato que cometeu - péssimo exemplo a seus eleitores e colaboradores - e peça desculpas públicas não só ao jornalista vítima do abuso mas a toda a categoria. "Uma punição nem sempre gera arrependimento. Mas ao voltar atrás o Senador estaria não só reconhecendo o erro mas demonstrando à sociedade que é possivel resolver celeumas dessa natureza com a capacidade de diálogo que se espera de um político."

0 comentários para "Sindicato dos Jornalistas do DF protocola representação contra senador Roberto Requião"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.