Cancelar
Acesso CNTV

João Pessoa estuda implantar segurança armada em escolas

12 Abr


Algumas escolas da rede municipal de ensino da Capital poderão passar a ter segurança privada armada, o que já existe em duas instituições. O reforço deve ser implantado pelo Governo do Município em colégios que convivam com índices de violência elevados ou estejam localizadas em bairros que ofereçam este risco. A medida esta sendo estudada pela Secretaria de Educação e foi citada durante reunião com a Promotora da Educação, Fabiana Lobo, onde foi discutida a segurança nas escolas.

Durante o Encontro, a promotora questionou os poderes municipal e estadual sobre o que estava sendo feito para garantir a segurança nas escolas. De acordo com ela, muitos cidadãos ligaram para a Promotoria para cobrar e demonstrar a preocupação em deixar seus filhos saírem de casa para o colégio.

O sentimento foi despertado depois do caso que chocou o Brasil na última quinta-feira (07), quando um homem entrou armado em uma escola do bairro Realengo, no Rio de Janeiro, e matou 12 crianças de até 15 anos.

A representante do Município, a assessora jurídica Sâmia Janine Carvalho, falou sobre a implantação de segurança privada em escolas municipais que estiverem em bairros muito violentos ou que apresente ocorrências de crimes cometidos em seu interior. Inicialmente, serão privilegiadas instituições dos bairros Alto do Mateus, Grotão, Cruz das Armas e Funcionários II. A implantação está sendo elaborada e um processo de licitação será aberto para a escolha da empresa responsável. De acordo com ela, duas escolas da rede municipal já possuem esse tipo de guarda.

O Governo do Estado apresentou propostas com resultados a longo prazo. A sua representante, a secretária adjunta da Educação, Márcia Lucena, garantiu a elaboração de um plano de combate a violência em escolas, que ainda será discutido. O primeiro passo será a realização de fóruns sobre o tema nas 12 regiões de Ensino do Estado para criação de ações concretas a serem implantadas.

A Polícia Militar também participou do encontro e garantiu a manutenção e reforço de dois programas já desenvolvidos: o de Erradicação das Drogas e de Patrulha Escolar. Eles consistem em rondas diárias nas escolas.

0 comentários para "João Pessoa estuda implantar segurança armada em escolas"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.