Cancelar
Acesso CNTV

Jaqueline Roriz tem cinco dias para se defender

21 Mar


A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi notificada nesta segunda-feira (21), por meio do Diário Oficial da União (DOU), do processo instalado contra ela na Corregedoria da Câmara. A parlamentar brasiliense sofre investigação por causa das denúncias de recebimento de recursos ilícitos durante sua campanha para a Câmara Legislativa, em 2006. A partir de agora, passa a contar o prazo de cinco dias úteis para ela apresentar sua defesa ao órgão. Jaqueline tem até a próxima segunda-feira (28) para entregar seus argumentos.

Na sexta-feira (18), a Corregedoria tentou notificar Jaqueline pela terceira vez. Assessores do órgão da Câmara foram até a residência da deputada, no Setor de Mansões Park Way, área nobre do Distrito Federal, para entregar o aviso do início das investigações. A informação dada é que a deputada está viajando. Ela está afastada oficialmente da Câmara desde a última segunda-feira (14), quando anunciou o pedido de licença médica de cinco dias. A parlamentar brasiliense admitiu, em nota oficial, que recebeu dinheiro de caixa 2 na disputa eleitoral de 2006.

No início do mês, foi divulgado vídeo em que ela aparece junto com o marido, Manoel Neto, recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa, delator do esquema de propina que resultou na Operação Caixa de Pandora. Na época da gravação das imagens, em 2006, Barbosa era presidente da Companhia de Desenvolvimento do DF (Codeplan) no governo de Maria de Lourdes Abadia (PSDB). A tucana havia sucedido Joaquim Roriz, pai de Jaqueline, que renunciou ao cargo de governador para disputar a eleição ao Senado.

No mesmo dia em que admitiu o uso de caixa 2, foi aberto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa inquérito contra a deputada. O pedido de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. No pedido, o chefe do Ministério Público requereu a realização de perícia no vídeo e a tomada de depoimento da parlamentar. Os dois pedidos da PGR foram aceitos. Ele ainda vai analisar uma petição feita pelos advogados de Jaqueline. A defesa quer ter acesso às imagens após a perícia. A petição ainda não foi analisada, de acordo com a assessoria da corte.

0 comentários para "Jaqueline Roriz tem cinco dias para se defender"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.