Cancelar
Acesso CNTV

Associação de moradores reforça segurança no bairro do Butantã

17Fev

Em ) - 2011 40% a

Para zelar pela tranquilidade e segurança dos moradores da região do Butantã, em São Paulo, a Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (APRPP) contratou Cláudio Valdam, profissional qualificado na área, que dá dicas à população de como se manter prevenido.

Pesquisa sobre “Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM)”, divulgada recentemente pela Rede Nossa São Paulo, revela que 84% dos paulistanos se dizem pouco ou nada seguros, o que mais lhe aflige essas pessoas são: violência geral (65%), assalto/roubo (59%), tráfico de drogas (40%) e medo de sair à noite (25%).

A Segurança e tranquilidade dos moradores do bairro do Butantã (zona Oeste-SP) são as principais metas da Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (APRPP) em 2011. “Neste ano, o nosso desejo não é diferente da maioria dos residentes dos grandes centros urbanos, queremos viver em um local mais seguro. A união de toda a sociedade será fundamental para alcançar os objetivos de aumentar a qualidade de vida tanto na região como na cidade”, diz Reinaldo Franco, presidente da APRPP.

Para começar, a Associação anunciou a contratação de um novo supervisor de segurança. Cláudio Valdam será responsável pela implantação de um projeto que visa aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelas equipes de vigilância privada, já existentes, em cooperação com o poder público. “Vamos aproveitar a experiência desses profissionais para aumentar a proteção dos moradores do bairro, além de incluir novas ações de prevenção à criminalidade”, explica. “Para isso, o apoio e a integração dos residentes é imprescindível, seja seguindo nossas orientações ou informando atitudes suspeitas no Parque”, completa.

Com especialização em Gestão de Segurança Empresarial e cursos nas áreas de Segurança Pessoal Privada e supervisão de equipes, o responsável pela segurança no Residencial Parque dos Príncipes foi militar por 26 anos e iniciou sua carreira civil como vigilante em empresas, promoveu treinamento de grupos de transporte de valores em carro forte, além de prestar consultoria em condomínios horizontais. Desde dezembro, assumiu a função de supervisão na APRPP. “O maior desafio na segurança no Parque dos Príncipes é a sua extensão e complexidade. Aqui não bastam defesas e barreiras fixas como nos condomínios fechados e residências”, analisa Cláudio. “Aumentaremos a mobilidade, criaremos obstáculos invisíveis, usaremos elementos surpresa para que as ações criminosas sejam evitadas e se tornem contraproducentes para seus autores”, acrescenta.

Sua experiência na área será um aliado importante na elaboração do plano de segurança e na execução das ações previstas. “Nosso sistema de vigilância eletrônica será um instrumento, não apenas para a gravação de imagens, mas que sirva de ferramenta complementar na prevenção de delitos e forneça documentação para ações penais. Também estaremos mais próximos dos moradores, promovendo palestras e treinamentos e fornecendo dicas de segurança em tempo integral”, adianta Valdam.

Dicas de segurança:

• Antes de sair de sua residência, dê sempre uma olhada na rua para observar algum movimento estranho;
• Ao sair de casa, nunca deixe o portão aberto, mesmo que seja para ir ao um local próximo;
• Suspender entrega de jornais e revistas quando for viajar, pois seu acumulo pode levantar suspeita de que a residência está vazia;
• Evite conversar dentro do carro parado por muito tempo;
• Não abra porta para estranhos. Exija a identificação de funcionários de companhias de água, luz, telefone, TV a cabo e Correios, entre outros;
• Não guardar objetos de valor na residência e muito menos comentar com pessoas estranhas o local onde os guarda;
• Mantenha sempre à mão o telefone de emergência da polícia. Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações;
• Não deixe bolsa, carteira ou outros objetos que despertem a atenção em lugares públicos;
• Conheça os seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo em caso de perigo;
• Se, mesmo com essas dicas, não evitar o assalto, não reaja.

0 comentários para "Associação de moradores reforça segurança no bairro do Butantã"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.