Cancelar
Acesso CNTV

Números que não tranquilizam

16 Fev

Mayco Geretti
Agência BOM DIA

Qual Sorocaba você quer para você? E para seus filhos? O fato é que aquela cidade grande, porém com clima provinciano, onde janelas eram mantidas escancaradas em noites de calor, ficou no passado. As estatísticas mostram que as policiais locais estão conseguindo estabilizar e até baixar alguns índices criminais, mas o fato é que a sensação de insegurança parece ser inerente ao desenvolvimento urbano.

O delegado seccional André Moron afirma que as polícias atuam para tirar armas, drogas e criminosos das ruas e manter os níveis de criminalidade controlados, mas diz que é irreal pensar que a cidade poderá um dia recuperar a tranquilidade de 40 anos atrás. “Quem nasceu aqui ou está aqui há muito tempo ainda se recorda de uma época em que carros podiam ser deixados na rua sem qualquer risco, casas ficavam com portas e janelas abertas. Mas hoje somos uma cidade de mais de 600 mil habitantes que enfrenta problemas de segurança, assim como todos os demais grandes centros”, afirma.

Para o delegado, o fato de Sorocaba estampar revistas em todo o país como símbolo de prosperidade torna-se chamariz para investidores, mas também para criminosos. “As polícias locais há anos atuam de forma coordenada para desarticular o crime organizado. A ênfase no trabalho de inteligência está nos permitindo traçar e bater metas de redução de alguns índices criminais ano a ano, porém sabemos que criminosos de fora continuarão a chegar de olho na prosperidade que a cidade ostenta.”

Menos crimes
O fechamento de ocorrências no ano de 2010, divulgado na semana passada no site da Secretaria Estadual de Segurança Pública, mostra que Sorocaba derrubou praticamente todos os índices criminais em relação a 2009: homicídios caíram de 63 casos para 59 (-6%), furtos de 7.676 ocorrências para 7.565 (-1%), roubos de 2.069 para 1.809 (queda de 12%) e roubos de veículos de 498 para 394 (-20%).

A única modalidade que cresceu em 2010 em relação ao ano anterior foi a de furtos de veículos, que registrou 1.997 casos no ano passado contra os 1.300 em 2009, um alarmante crescimento de 53%.

Oportunidades necessárias
Para o coronel Vitor Gusmão, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, a forma como a criminalidade se desenvolverá na cidade ao longo dos próximos anos dependerá mais da “rede social” disponibilizada pelo poder público do que da repressão policial. “Para a polícia é excelente que a cidade continue oferecendo emprego, creche, educação, programas sociais. Cada jovem que receber uma oportunidade é um jovem que, potencialmente, deixará de ver no mundo do crime um caminho”.

Número de homicídios é o segundo menor da década
Entre os índices criminais que alcançaram queda na cidade em 2010, o destaque fica por conta dos homicídios. Foi o segundo ano com menor número de mortes na última década. Somente 2007 obteve melhor resultado, com 54 mortes. Em períodos críticos, como no ano de 2002, foram registrados 133 assassinatos em Sorocaba.

A segurança como negócio
As empresas de segurança privada e monitoramento instaladas em Sorocaba trabalham com mercado aquecido. Empresários do setor afirmam que o volume de negócios bate recordes a cada ano. Consultor em segurança e proprietário de uma empresa que comercializa alarmes, monitoramento por câmeras e cercas elétricas, Sérgio Selleri afirma que a maior parte dos negócios é fechada depois que o comprador já foi vítima. “São pessoas que decidiram reagir somente após sentirem o trauma de serem alvo da criminalidade”.

0 comentários para "Números que não tranquilizam"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.