Cancelar
Acesso CNTV

Insegurança em igrejas e falta de policiamento preocupam fiéis no Centro

14 Fev

A falta de segurança tem assustado os fiéis que aos fins de semana freqüentam missas nas igrejas localizadas no centro de São Luís. Há pelo menos três meses, o policiamento permanente para prevenção à violência e repressão ao crime, foi retirado da porta das paróquias. Em algumas foram contratados vigilantes particulares e instalado monitoramento eletrônico para evitar a ação de criminosos.

É no domingo que a insegurança no Centro preocupa mais os fiéis. Com ruas desertas e estabelecimentos comerciais fechados, aumenta o perigo de ocorrência de assaltos e de outras ações violentas. Na Igreja do Carmo, os fiéis assistem às missas com câmeras de segurança registrando a movimentação dentro e fora do templo. Ao todo, foram instalados quatro equipamentos de filmagem. Uma câmera foi colocada na porta da igreja e outra na nave, voltada em direção ao altar. Outro equipamento registra imagens da secretaria da paróquia e outra filma o pátio interno do convento.

A atitude foi tomada após vários assaltos a freqüentadores, no ano passado. “Depois da vigilância, não registramos mais tentativas de assaltos. A finalidade do circuito interno de TV é trazer mais tranqüilidade para os fiéis”, explicou o frei Lázaro Ramos.

O temor de assaltos também atinge os fiéis que freqüentam a Igreja de São João, na Rua da Paz. A aposentada Lúcia Faray, 63 anos, disse que sempre interrompe suas orações porque precisa ligar para o taxista no meio da missa. “Aqui se reza correndo. A gente sai da igreja rapidamente para poder ir para casa em segurança”, contou.

Apenas uma viatura faz a ronda na área. A patrulha de turismo também presta apoio nas áreas da Rua Magalhães Almeida e da Praia Grande – essa mesma guarnição é responsável pelo policiamento na praia da Ponta d’Areia, segundo o sargento da Polícia Militar (PM), Clodomir Ferreira Santos, da Patrulha de Turismo.

Apesar da dificuldade do efetivo, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Maranhão (Sesec) informou que avaliará a situação de risco de criminalidade nos horários das missas das principais igrejas do Centro.

0 comentários para "Insegurança em igrejas e falta de policiamento preocupam fiéis no Centro"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.