Cancelar
Acesso CNTV

Dilma anuncia "ProUni" para o ensino técnico

11Fev

Em ) - 10 2010 a

ANA FLOR (Saber)

Com o mote do início do ano letivo, a presidente Dilma Rousseff fez na noite desta quinta-feira seu primeiro pronunciamento em rede aberta de TV e rádio e anunciou a criação, ainda no primeiro trimestre, do Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica) --uma espécie de ProUni do ensino técnico, que era prometida por seu adversário na campanha eleitoral de 2010-- e a aceleração da implantação do Plano Nacional de Banda Larga, para dar acesso à Internet a escolas públicas e preço menor do acesso à população de baixa renda.
A presidente ainda afirmou que o governo está agindo para corrigir falhas no Enem e noSisu.
Dilma não deixou de embutir no texto uma crítica à progressão continuada, política educacional do Estado de São Paulo levada adiante pelo governo tucano de seu adversário nas eleições de 2010, o ex-governador José Serra. "[É preciso] acabar com esta trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada", afirmou a presidente.
Na fala, gravada na manhã da última terça-feira (8) no Palácio da Alvorada, Dilma reafirmou seu "compromisso com a educação". Usou um tom ufanista para dizer que se vive um momento em que "o Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação".
A presidente estendeu a responsabilidade de melhorar a educação a "cada pai, cada aluno, cada professor, cada prefeito, cada governador, cada empresário, cada trabalhador" que, segundo ela, devem "tomar para si a tarefa de acompanhar, discutir, cobrar, propor e construir novos caminhos para nossa educação" e usou um tom mais emotivo do que o costumeiro. "Como presidenta, como mãe e avó, darei tudo de mim para liderar este grande movimento".

0 comentários para "Dilma anuncia "ProUni" para o ensino técnico"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.