Cancelar
Acesso CNTV

Assaltos aumentam em shoppings e supermercados de todo o Brasil

21 Dez


Fazer compras em segurança. Nessa reta final das festas de fim de ano, é grande a movimentação no comércio em todo o Brasil. E a tensão aumenta por causa da ação de bandidos. Os assaltantes estão atacando shoppings e grandes redes de supermercados. Só em 2011, foram 18 assaltos em joalherias em várias regiões de São Paulo.

Cenas que não eram tão comuns tempos atrás. Policiais chamados às pressas a shoppings e supermercados. O respeito dos assaltantes por esses tradicionais templos do consumo já não é o mesmo.

“Esses assaltos a supermercados refletem um movimento migratório do crime organizado, que procura novas oportunidades. É como se eles tivessem descoberto outro caminho", analisa Leandro Carneiro, pesquisador do Núcleo de Pesquisas Públicas da USP.

Shopping centers e supermercados tendem a criar uma falsa sensação de segurança absoluta. O que, simplesmente, não existe. O tamanho desses lugares pode, inclusive, criar certas facilidades que os criminosos já descobriram.

Espaços gigantescos e relativamente pouco povoados, principalmente à noite. E também durante a madrugada, no caso das lojas abertas 24 horas. Só nos últimos 30 dias, oito supermercados foram atacados no estado de São Paulo. Sete, na região metropolitana da capital. E os ladrões sabem muito bem o que procuram.

“Especialmente linha de eletro eletrônicos, notebooks, TVs, computadores. A gente tem segurança patrimonial, para zelar pelo patrimônio. As empresas dispõem de seguranças armados, mas não a altura para combater crime organizado, combater quadrilhas que vêm com armamento de grosso calibreâ€, explica Orlando Morando, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados.

Nos shoppings, os alvos principais são as joalherias. Imagens do fim de semana mostram o 18º assalto registrado este ano. Desta vez, em um shopping da Zona Sul de São Paulo. Assustadas, as vendedoras entregaram tudo. Um assaltante encheu uma mochila com relógios.

Segundo Marcos Suhai, Diretor do Sindicato das Empresas de Segurança, em qualquer endereço, uma joalheria merece proteção especial. De acordo com ele, os supermercados também devem dar mais atenção a certos setores da loja.

“Eles têm que ter células de segurança para os valores, para as mercadorias de maior valor, ou seja, computadores, telefones, caixa eletrônico. Eles têm que proteger diferente do que protegem alimentos ou roupas. A mesma coisa no shopping, não dá para proteger café como você protege uma joalheriaâ€, finaliza o especialista.

0 comentários para "Assaltos aumentam em shoppings e supermercados de todo o Brasil"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.