Cancelar
Acesso CNTV

CNTV e Contraf-CUT discutem transporte de valores com bancos no MPT nesta sexta

09Dez

Em ) - 10 a al


A segurança nas operações de transporte de valores volta ao debate nesta sexta-feira, dia 10, às 14h, entre bancários, vigilantes e bancos, em Brasília. A Procuradoria-Geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) promove a quinta mediação com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV) e a Febraban.

Na última rodada, ocorrida no dia 19 de outubro, as entidades sindicais dos bancários e vigilantes obtiveram o compromisso da Febraban de implementar um canal de comunicação para receber denúncias de irregularidades sobre transporte de valores feito por bancários, local indevido de estacionamento de carro-forte, abastecimento inseguro de caixas eletrônicos e demais problemas de segurança nos estabelecimentos financeiros.

Na mediação, a Contraf-CUT e a CNTV voltarão a defender a necessidade de estabelecer um instrumento entre as partes, como convenção coletiva ou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde os bancos se comprometam que o transporte de valores não pode ser efetuado por bancários. A Febraban já informou que vem orientando os bancos nesse sentido, nos termos da lei.

Em relação ao abastecimento de caixas eletrônicos, os trabalhadores reivindicam o fim da contagem e do manuseio de numerário, através do processo da troca de cassetes. Os bancos reiteraram "ser inviável se comprometer, haja vista a complexidade e a magnitude que envolve a troca integral de equipamentos".

O presidente da CNTV, José Boaventura Santos, ressalta que "não é apenas o cumprimento da legislação pertinente (já defasada) que se persegue, mas a segurança das pessoas".

Quanto à definição de estacionamentos de carros-fortes, a Febraban ficou de buscar, juntamente com a Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV), soluções mais seguras para a operação de embarque e desembarque de valores, inclusive no que concerne aos locais de parada dos carros-fortes.



0 comentários para "CNTV e Contraf-CUT discutem transporte de valores com bancos no MPT nesta sexta"
Deixar um novo comentário

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.

Um valor é necessário.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.