Cancelar
Acesso CNTV

Aposentadorias da transição terão descontos maior do INSS

01 Dez

Aposentadorias da transição terão descontos maior do INSS

Aposentadorias da transição terão descontos maior do INSS. O desconto do fator previdenciário será maior para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se aposentarem pela regra de transição com pedágio de 50%, instituída pela reforma da Previdência.

A mudança será aplicada a benefícios solicitados a partir de 1º de dezembro, informou a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

A alteração é consequência da atualização da expectativa de vida da população do país, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Considerando um aumento médio de 56 dias na expectativa de sobrevida dos brasileiros, os beneficiários afetados pela nova tabela do fator previdenciário terão suas aposentadorias diminuídas em 0,73%, em média, segundo análise da Conde Consultoria Atuarial.

Para compensar a alteração no fator, o segurado precisaria aumentar o seu tempo de contribuição em cerca de dois meses, avalia o consultor Newton Conde.

inss perícia
***ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, 10.09.2020 – Vista interna de agência da Previdência Social, no bairro Vila Mariana, em São Paulo. (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)

“Se o segurado aguardar e solicitar em fevereiro de 2021, por exemplo, ele conseguirá voltar ao nível de benefício que teria agora, em novembro de 2020”, comentou Conde.

Após a reforma da Previdência, a atualização do fator previdenciário ficou restrita à regra de transição com pedágio de 50%.

Essa regra vale para trabalhadores que, em 13 de novembro de 2019, já tinham acumulado períodos de contribuição entre 28 e 30 anos (mulheres) ou entre 33 e 35 anos (homens).

Para se aposentar sem a exigência de idade mínima, esses segurados devem aumentar o seu tempo de contribuição em 50% sobre o período que restava para que eles conseguissem a antiga aposentadoria por tempo de contribuição, concedida a mulheres e homens que comprovassem, respectivamente, 30 e 35 anos de recolhimentos.

0 comentários para "Aposentadorias da transição terão descontos maior do INSS"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.