Cancelar
Acesso CNTV

A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

01 Set

A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Não é raro recebermos informação de suicídio na categoria dos vigilantes. São vários os fatores que podem servir de gatilho para esta situação: depressão, estresse pós-traumático, pressão, jornada exaustiva, medo do desemprego, dentre outros.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e conquistou apoio do Brasil inteiro. Para isso, o apoio dos Estados, entidade sindicais e de toda a sociedade é fundamental.

Precisamos estar vigilantes a esta situação, não só neste mês, mas precisamos estar atentos aos nossos sintomas e principalmente ao colega do lado. Procure ajuda. Geralmente os trabalhadores tem receio de procurar a empresa, pois acreditam que podem ser afastados, demitidos ou até mesmo não procuram por medo do preconceito, então procure seus sindicatos, quase todos dispõem de psicólogos, de convênios com clinicas especializadas ou com pessoas que podem ajudar nesta situação.

​As ações para a conscientização sobre este tema são essenciais. Assim sendo, participe desta campanha não só neste mês, mas durante todo o ano.

​Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

Fonte: CNTV

0 comentários para "A campanha Setembro Amarelo salva vidas! "
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.