Cancelar
Acesso CNTV

Vigilantes fazem greve em Alagoas e atendimento em agências da CAIXA é afetado

04 Ago

Vigilantes fazem greve em Alagoas e atendimento em agências da CAIXA é afetado

Vigilantes de agências bancárias iniciaram uma greve nesta segunda-feira (3) para cobrar reposição e reajuste salarial. De acordo com o sindicato da categoria, 22 agências da CAIXA não abriram no estado nesta manhã.

Por meio de nota ao G1, a CAIXA não deu número, mas admitiu que a greve "afeta todos os bancos da região" e indicou aos clientes que busquem atendimento nos "canais alternativos como lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e salas de autoatendimento" (leia na íntegra ao final do texto).

A paralisação começou às 6h. De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Alagoas (Sindvigilantes), José Cícero Ferreira da Silva, cerca de 200 funcionários aderiram à greve.

No começo da tarde, a Justiça do Trabalho informou que determinou o retorno de 100% dos vigilantes nas agências da CAIXA. O juiz Flávio Luiz da Costa, da 2ª Vara de Trabalho de Maceió, considerou que a CAIXA presta serviço público essencial em tempos de pandemia. O presidente do Sindicato dos Vigilantes disse que até as 15h a categoria não havia sido notificada sobre a decisão.

"Desde outubro de 2019 que tentamos uma negociação. Já participamos de três audiências e até agora nada. A proposta do patrão é de 0%. Entramos em greve pela falta de atendimento por parte dos empresários do Setor de Vigilância e Segurança Privada do estado de Alagoas", reclamou.

Além do reajuste salarial, o Sindicato pede assistência aos trabalhadores que foram contaminados pela Covid-19 em Alagoas. "Oito vigilantes morreram vítimas do coronavírus no exercício das suas atividades. Isso não pode continuar acontecendo, pedimos mais atenção a isso. São mais de 100 vigilantes contaminados".

Alagoas conta com cerca de 6 mil vigilantes, sendo que 520 trabalham em agências bancárias. Caso um acordo não seja feito, o Sindicato informou que a paralisação vai se estender para outras agências da capital e do interior.

"Hoje fechamos essas da CAIXA como forma de aviso. Se não entrarmos em um acordo, vamos fechar todos os bancos de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema", disse Silva.

Justiça determina retorno

O juiz da 2ª Vara do Trabalho de Maceió, Flávio Luiz da Costa, determinou que o Sindicato dos Vigilantes e Empregados de Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Sindvigilantes) se abstenha de realizar qualquer ato de perturbação nos imóveis da CAIXA em Alagoas e desobstrua o acesso a todas as unidades. A decisão foi tomada no julgamento de um pedido de reapreciação de tutela de urgência ajuizado pela CAIXA, após a categoria dos vigilantes ter anunciado que entraria em greve por tempo indeterminado.

Ao conceder a liminar requerida pela CAIXA, o juiz determinou também a remoção de quaisquer obstáculos físicos das entradas das agências, se for o caso, ficando autorizado o uso da força policial em caso de resistência ao cumprimento da ordem judicial.

Na mesma decisão, foi determinou que seja garantido o efetivo de segurança privada correspondente a 100% da força de trabalho necessária ao funcionamento das agências da CEF em todo o Estado, fixando multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento da decisão por parte sindicato, em relação a cada agência atingida.

Na ação, a CAIXA alegou que 59 agências no Estado deixaram de abrir nesta segunda por estarem sem condições mínimas de efetivo de segurança para atender ao público. Para o magistrado, na compatibilização do exercício do direito de greve ‘versus’ prestação de serviço público essencial, deve prevalecer este último, diante de um cenário de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus reconhecido pela Lei Federal n.º 13.979/2020.

“A Caixa Econômica Federal concentra a organização e pagamento de benefícios sociais determinados por leis emergenciais para um período de exceção, sendo indispensável o concurso da atividade de vigilância privada para a consecução de suas atividades, cabendo destacar que, nesse contexto, ambas as atividades possuem natureza essencial, conforme art. 3.º, § 1.º do Decreto Federal n.º 10.282/2020”, diz em um trecho da decisão.

Leia abaixo a íntegra da nota da CAIXA:

COMUNICADO CAIXA

Em virtude da paralisação dos trabalhadores de empresas de vigilância, que afeta todos os bancos da região, a CAIXA informa que o banco oferece aos clientes atendimento nos canais alternativos como lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e salas de autoatendimento. Os canais recebem contas de água, luz, tributos, boletos de cobrança, prestação de habitação, saques de contas correntes e pagamento de benefícios sociais, como Bolsa família, seguro desemprego e FGTS, entre outros serviços.

0 comentários para "Vigilantes fazem greve em Alagoas e atendimento em agências da CAIXA é afetado"
Deixar um novo comentário

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.

Um valor � necess�rio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.