Por: CNTV | Confedera��o Nacional de Vigilantes & Prestadores de Servi�os
Postado: 03/06/2011
Procon solicita ao BC esclarecimentos sobre notas manchadas
Dinheiro manchado
 
O Procon – órgão que defende os interesses do consumidor - solicitou esclarecimentos do Banco Central (BC) sobre a resolução que prevê o não ressarcimento de notas manchadas por dispositivo antifurto.

A instituição declarou que uma medida de segurança privada natural da atividade bancária não pode ser repassada à população. “Essas notas danificadas já circulam e estão inclusive em caixas eletrônicos. O consumidor que realizar um saque e deparar com uma nota manchada não terá como contestar e pedir a reparação de imediato”, aponta em nota.

O Procon pediu ao BC que a medida seja readequada e respeite as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o órgão recomenda atenção redobrada dos consumidores, que não devem aceitar nenhuma nota suspeita.

A decisão de não ressarcir o portador de notas danificadas pelo dispositivo antifurto foi tomada ontem pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). De acordo com o BC, o objetivo da medida é dificultar a circulação de notas roubadas e reduzir os casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos