Por: CNTV | Confedera��o Nacional de Vigilantes & Prestadores de Servi�os
Postado: 20/04/2011
Projeto prevê mais mulheres no conselho de empresas
Mulheres e Mercado de trabalho
 

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou ontem projeto da senadora Maria do Carmo (DEM-SE) que torna obrigatória a participação de mulheres nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e demais empresas em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto. A proposta prevê que o preenchimento dos cargos será gradual, chegando a 40% em 2022.

Determina, ainda, que até 2016, 10% desses cargos serão ocupados por mulheres e que até 2018 a "ocupação" feminina atinja a faixa dos 20%, passando a 30% até o ano de 2020. Maria do Carmo justifica a medida alegando a "necessidade" de haver a devida correspondência entre a participação das mulheres na produção de bens públicos e sua presença nos "órgãos que decidem os destinos dos recursos produzidos a partir do esforço de toda a sociedade".

Ela alega que a participação de mulheres nos conselhos de administração das 20 maiores empresas públicas brasileiras não passa de 5%, apesar de ocuparem quase a metade das vagas do mercado de trabalho do País. O texto será ainda examinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em caráter terminativo, o que dispensa a apreciação do plenário da Casa.